segunda-feira, 25 de abril de 2011

Plano de Aula "Monike&Raquel"

PLANO DE AULA

Data: 14 de abril de 2011
Escola: Escola Estadual João XIV
Professor (a): Monike Pereira de Souza
 Professor (a): Estagiário (a) Raquel Gomides
Disciplina: Português
Série: Jardim II Pré-Alfabetização
Turma: III
Período: Vespertino
Período de Execução – Diário Abril a Maio de 2011.
 Tema: Vogais
              Objetivo:
·         Incentivar o hábito e o amor pela escrita;
·         Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância das letras;
·         Socializar a leitura utilizando as vogais;
·         Compartilhar experiências;
·         Adquirir fruição, diálogos e ampliação de sua competência leitora.
Objetivos Gerais:

·         Estimular nos alunos o gosto pela leitura e escrita;
·         Desenvolver o comportamento motor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas;
·         Despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita envolvendo toda organização escolar a fim de sanar as dificuldades do aluno;
·         Ter compreensão oral e escrita e utilizar o conhecimento gramatical;
·         Procurar compreender mensagens curtas de textos orais e escritos simples.

Objetivos Específicos:

·         Escutar e compreender as palavras estudadas do vocabulário utilizado na sala de aula;
·         Ler e formar palavras simples;
·         Estruturar frases simples para o conhecimento das vogais;
·         Produzir pequenos diálogos utilizando os comprimentos, fazendo e respondendo às apresentações;

Conteúdos

·         Propor uma aula dinâmica;
·         Usar material necessário com informativos de qualidade, CD e DVD e músicas;
·         Criar espaços apropriados para as novas atividades;
·         Diferentes propostas de aprendizagem;
·         Descritores da avaliação diagnostica interdisciplinar;
·         Utilizar textos com fotos e gravuras;
·         Diferente proposta para se ensinar as vogais;
·         Produção de desenhos a partir do material proposto;


Desenvolvimento:

·         Realizar interpretação de textos diversificados empregando adequadamente a grafia das palavras;
·         Realizar visitas e aulas na biblioteca escolar e no pátio para a roda de apresentações das vogais com habilitações de entonação, ritmo, etc.;
·         Identificar as vogais nas palavras escritas.

Recursos Didáticos

·         Conectar o aprendizado com sua própria experiência com outras crianças e a eventos que são utilizados na sala de aula;
·         Levantar hipótese, projetar conclusões;
·         Questionar o material proposto pelos alunos;
·         Usar filmes músicas quadrinhos etc.;
·         Construir imagens de acordo com as vogais;
·         Avaliar, criticar, fazer julgamentos;
·         Analisar a estrutura, o estilo, o tema, o ponto de vista de cada aluno.

Avaliação

Todas as atividades realizadas na escola foram registradas pelos professores, sendo observada a coerência e organização da atividade tendo finalidade de estimular a capacidade de cada aluno.

Bibliografia

Editora América Conhecer e Aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário