PLANO DE AULA
Data: 14 de abril de 2011
Escola: Escola Estadual João XIV
Professor (a): Monike Pereira de Souza
Professor (a): Estagiário (a) Raquel Gomides
Disciplina: Português
Série: Jardim II Pré-Alfabetização
Turma: III
Período: Vespertino
Período de Execução – Diário Abril a Maio de 2011.
Tema: Vogais
Objetivo:
· Incentivar o hábito e o amor pela escrita;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância das letras;
· Socializar a leitura utilizando as vogais;
· Compartilhar experiências;
· Adquirir fruição, diálogos e ampliação de sua competência leitora.
Objetivos Gerais:
· Estimular nos alunos o gosto pela leitura e escrita;
· Desenvolver o comportamento motor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas;
· Despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita envolvendo toda organização escolar a fim de sanar as dificuldades do aluno;
· Ter compreensão oral e escrita e utilizar o conhecimento gramatical;
· Procurar compreender mensagens curtas de textos orais e escritos simples.
Objetivos Específicos:
· Escutar e compreender as palavras estudadas do vocabulário utilizado na sala de aula;
· Ler e formar palavras simples;
· Estruturar frases simples para o conhecimento das vogais;
· Produzir pequenos diálogos utilizando os comprimentos, fazendo e respondendo às apresentações;
Conteúdos
· Propor uma aula dinâmica;
· Usar material necessário com informativos de qualidade, CD e DVD e músicas;
· Criar espaços apropriados para as novas atividades;
· Diferentes propostas de aprendizagem;
· Descritores da avaliação diagnostica interdisciplinar;
· Utilizar textos com fotos e gravuras;
· Diferente proposta para se ensinar as vogais;
· Produção de desenhos a partir do material proposto;
Desenvolvimento:
· Realizar interpretação de textos diversificados empregando adequadamente a grafia das palavras;
· Realizar visitas e aulas na biblioteca escolar e no pátio para a roda de apresentações das vogais com habilitações de entonação, ritmo, etc.;
· Identificar as vogais nas palavras escritas.
Recursos Didáticos
· Conectar o aprendizado com sua própria experiência com outras crianças e a eventos que são utilizados na sala de aula;
· Levantar hipótese, projetar conclusões;
· Questionar o material proposto pelos alunos;
· Usar filmes músicas quadrinhos etc.;
· Construir imagens de acordo com as vogais;
· Avaliar, criticar, fazer julgamentos;
· Analisar a estrutura, o estilo, o tema, o ponto de vista de cada aluno.
Avaliação
Todas as atividades realizadas na escola foram registradas pelos professores, sendo observada a coerência e organização da atividade tendo finalidade de estimular a capacidade de cada aluno.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário