segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Saber e o Sabor


O prazer em aprender começa quando encontramos na sala de aula profissionais que amam e se dedicam inteiramente a sua profissão. Esses são chamados mestres ou simplesmente “professor”. O papel do professor é fazer com que o aluno se envolva com o aprendizado, que ele veja necessidade em saber e saiba desfrutar desse saber. Alem disso o professor e o aluno tem uma missão, a de criar o próprio ambiente escolar, fazendo o aluno se envolver cada vez mais com o seu novo universo.
O ambiente escolar deve ser visto pelos alunos como um lugar agradável onde eles possam ter prazer e confiança em estar. E cabe ao professor fazer deste espaço um lugar agradável onde os alunos vejam nele uma alternativa para se apoiar. Esse espaço pode ser criado por ambos, cada um com sua criatividade, fazendo assim o interesse dos alunos serão maiores, ele vai se sentir útil na escola e verá que além de sentar e ouvir, podem também falar e expor suas ideias.
O professor é peça fundamental na educação, mesmo que a tecnologia aumente, ela não conseguirá substituir o papel do professor. O professor deve fazer desta, um apoio para que juntos aprimorem ainda mais o aprendizado dos nossos futuros. Para que o professor se aproxime do aluno primeiro ele tem que conquistar a confiança do mesmo, ajudando ele a resolver os seus problemas, criando idéia, fazendo com que o aluno use o pensamento, ao invés de esperar somente as respostas e soluções, um verdadeiro educador ensina, mas também aprende. Aprende a lidar com varias situações, aprende a estudar a situação para então começar e ensinar o indivíduo.
O saber e o sabor na educação são essenciais. Mas como saber a real diferença entre um e outro. O saber você tem sempre quando quer aprender, quando se tem a necessidade de saber alguma coisa, já o sabor você adquire quando passa a degustar, passa a ver com mais profundidade a importância do saber.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário