segunda-feira, 2 de maio de 2011

Documentos Oficiais da Educação Brasileira

Preocupados com a situação da educação brasileira, foi lançado no Brasil o programa “Educação Para Todos”, que teve como inicio a elaboração do Plano de Educação para Todos (PNE). Esse plano além de influenciar o Plano Decenal, foi oportuno para elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) que foi aprovada em 1996.
Apesar de varias criticas, que teve ao ser criada a LBD trouxe melhoras na educação. Foi apartir dela que muitos tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, e se engessar em um curso superior. Foram criados assim o Ensino a Distancia e Educação Continuada. Quanto ao Ensino a Distância, os programas, nessa modalidade preveem um tratamento diferenciado que inclui  custos reduzidos  de transmissão em canais, comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são compostos por dez volumes organizados dessa forma: introdução, oito volumes que compõe diversas áreas de conhecimento como: Língua Portuguesa, Matemática, Historia, Geografia, Ciências Naturais, Educação Física, Arte e língua Estrangeira. 
E foi depois da elaboração e aprovação desses projetos que a taxa de analfabetismo no Brasil diminuiu, sendo ela muito importante para a sociedade em geral. É importante assinalar o art. 205 da Constituição Federal de 1988 (CF/ 88) que estabelece que “a educação é direito de todos, dever do estado e da família, promovida com auxilio da sociedade”. Por essa causa o estado deve garantir educação a todos sem exceção de cor ou raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário